Topo
Agenda

NOTICIAS

AMIGOS
SOCIAL

sobre nós

A associação Bem Me Queres é o resultado de uma história de amor. A história começou quando a Mãe Natureza pregou uma partida a um casal, cujo maior desejo era constituir uma família e ter filhos. Eles não desistiram e perseguiram o seu desejo até o alcançarem. Hoje formam uma família feliz e têm dois filhos lindos, cujas vidas já não fazem sentido sem eles.

De forma a ajudar outras pessoas a percorrerem o caminho da adoção na tarefa da parentalidade pela adoção, iniciaram um movimento na expectativa de fazerem felizes muitas crianças.

Em Abril de 2006 realizou-se a Assembleia de Fundadores da Bem me Queres e em 10 de Maio de 2006 foi-lhe reconhecido pela Segurança Social o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social. A Bem Me Queres foi a primeira entidade em Portugal a solicitar autorização para exercer a atividade de mediação da adoção internacional, com o objetivo de abrir uma porta às crianças do Mundo e assim poderem encontrar uma família em Portugal. Atualmente é a única entidade em Portugal a mediar processos de adopção internacional de crianças oriundas da Bulgária.


A missão da Bem Me Queres
 

É a promoção e a concretização de um dos direitos fundamentais das crianças – o direito a terem uma família. Com o compromisso de respeitar, sempre, o superior interesse da criança, reconhecido e consagrado no Direito nacional e internacional.

 

Os nossos objetivos são:

  • a proteção da criança e do jovem com vista à integração dos mesmos dentro da família;
  • a promoção da adoção em Portugal;
  • mediação da adoção internacional;
  • a preparação e acompanhamento de candidatos à adoção;
  • apoio na criação de redes de inter-ajuda de famílias adotantes.

 

As principais atividades são:
 

- Mediação da adoção internacional

A Bem Me Queres foi autorizada pela autoridade competente Portuguesa a exercer a atividade mediadora para os seguintes Países: Bulgária, Brasil, China, Colômbia, Filipinas e Ucrânia.

- Ações de formação e informação para candidatos à adoção, pais adotivos e outros

Partilhas de Bem Querer. Momentos onde pais e candidatos à adoção têm oportunidade (entre pares ou em conversa informal com especialistas) de partilhar experiências, vivências e conhecimentos sobre parentalidade adotiva.

Recreios Bem Me Querer. Oficinas destinadas a pais e filhos sobre temas que permitam a melhoria das competências parentais e um desenvolvimento emocional das crianças. Pela participação ativa e lúdica, pretende-se ainda reforçar os laços de afeto e de cumplicidade entre ambos.

- Organização de palestras / Conferências sobre a adoção

Encontros Nacionais de Pais Adotivos. São uma das atividades da Associação com maior dimensão e impacto, quer pelas diversas ações promovidas (palestras, debates, workshops, oficinas, etc.), quer pelos especialistas convidados e pela afluência de participantes. Normalmente são um ou dois dias dedicados inteira e exclusivamente à parentalidade adotiva.

- Prestação de informações sobre o processo de adoção

Por entrevista pessoal, via e-mail ou telefone.

- Apoio Jurídico

Sobre assuntos relacionados com proteção de menores e adoção (gratuito para os associados). 

- Apoio Psicológico e Consultoria às famílias adotivas:

  • no processo de adaptação mútuo da criança recém-chegada;
  • com filhos em idade adolescente;
  • revelação/comunicação da adoção aos filhos;
  • dificuldade na integração das crianças na escola e outros contextos.

Pedido de informações e solicitação dos serviços de apoio jurídico ou psicológico através do e-mail geral@bemmequeres.org ou diretamente nas entidades protocoladas.

- Atendimento Presencial

Com marcação prévia à:

Quinta-feira e sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h

(Rua de Cedofeita, 455 2º Sala E16  4050-181 Porto)

Para realização de:

Inscrição de novos associados (também disponível aqui neste site, no separador "Associe-se")

Informações gerais: receção de interessados em saber mais sobre adoção internacional na Bulgária

 

Bem Me Queres 2011 -2017 - Todos os direitos reservados   Elaborado por: FormaWeb