Topo
Agenda

NOTICIAS

AMIGOS
SOCIAL

bibliografia


ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA ADOÇÃO

Autora: Lidia Weber

Edição e comercialização: Juruá Editora (Brasil)

Data de edição: 2003 (2.ª edição revista e ampliada)

Data de reimpressão: 2011 (8.ª reimpressão)

ISBN: 85-362-0588-1

"Quais são os principais aspectos psicológicos da adoção? Quais são os preconceitos sobre a adoção e como as famílias adotivas podem lidar com eles? Como a adoção é apresentada em algumas histórias infantis? Que dificuldades premeiam o processo de seleção de pais adotivos? O que de verdade existe sobre o ajustamento de pais adotivos? Para que serve a pesquisa sobre adoção? Quais são os desejos de casais habilitados legalmente para uma adoção? (...). Estas e outras questões são discutidas neste livro (...)"



ESTE MEU FILHO QUE EU NÃO TIVE - A ADOPÇÃO E OS SEUS PROBLEMAS

Autor: João Seabra Diniz

Edição: Edições Afrontamento

Data de edição: Fevereiro de 2004 (3.ª edição)

ISBN: 972-36-0305-5

"(...) Quem se debruça com interesse sobre a problemática da adopção em Portugal conclui que, apesar dos progressos verificados nos últimos anos, continuam a ser indispensáveis actividades de informação e de formação de qualidade que diminuam os sérios riscos das posições ambivalentes, contraditórias, por vezes preconceituosas e «militantes», centradas essencialmente em reacções emotivas, sem base de uma reflexão suficientemente esclarecida e serena. (...)"

"Esta obra não deixará de suscitar (...) o vivo interesse do público em geral e daqueles que, crentes que o amor é mais forte do que o destino, escolhem este caminho, de forma consciente e responsável, para a realização de um desejo profundo de maternidade e paternidade, no interesse da criança e no respeito pela família natural. (...)"


LAÇOS DE TERNURA - PESQUISAS E HISTÓRIAS DE ADOÇÃO

Autores: Lidia Weber e Ademir da Paixão (ilustrações)

Edição e comercialização: Juruá Editora (Brasil)

Data de edição: 2004 (3.ª edição revista e atualizada)

Data de reimpressão: 2011 (7.ª reimpressão)

ISBN: 85-362-0657-8

 "(...) Este livro aborda a adoção de uma forma muito agradável e abrangente. Alguns dos temas que ele aborda são os seguintes: o abandono da criança; o acolhimento provisório da criança abandonada em instituições; a preparação e o acompanhamento no processo de adoção; as relações entre a criança adotada e os diversos membros da família adotiva; as variações históricas e culturais na forma de encarar a adoção. Este livro apresenta também os testemunhos de diversos tipos de pessoas que estiveram envolvidas em uma adoção, o que transmite para o leitor as emoções e o calor humano daqueles que já participaram em uma adoção. (...)"


A AVENTURA DA ADOPÇÃO

Autores: Karen Foli e John Thompson

Edição: Estrela Polar

Data de edição: 2006

ISBN: 9789728929459

"Os desafios imprevistos e formas de lidar com eles. As expectativas dos casais sobre a experiência da adopção e como as diferenças entre essas expectativas e a realidade criam stress e depressão.

São abordadas aqui questões delicadas relativas a estes tempos difíceis, como:

  • A quem podem os pais recorrer quando os tão esperançados laços afectivos entre pais e filhos demoram muito tempo a estabelecer-se?
  • Como lidar com os sentimentos de luto pelo filho que não puderam ter?
  • O que fazer quando o filho que esperam com tanta ansiedade traz necessidades inesperadas?

Usando a sua própria experiência pessoal e profissional, Karen J. Foli e John Thompson oferecem aos pais adoptivos compreensão, apoio e soluções concretas, para que possam ultrapassar as dificuldades e abrir os corações às alegrias que a adopção pode trazer."


NOVAS FORMAS DE FAMÍLIA

Autoras: Ana Paula Relvas e Madalena Alarcão (coordenação)

Edição: Quarteto

Colecção: Psicologia clínica e psiquiatria

Data de edição: 2007 (2.ª edição)

ISBN: 978-989-558-085-9

As novas formas de família são tudo menos “novas” na sua existência. O nosso imaginário colectivo está povoado de histórias que, em última análise, nos falam delas: Branca de Neve, Gata Borralheira, Polergarzinha, Harry Potter... Contudo, e apesar da sua maior visibilidade e peso social e demográfico, a aura de “anormalidade”, por oposição à chamada família tradicional, continua a envolvê-las!

De que dificuldades falam estas famílias? Que angústias as atormentam? Que dúvidas temos nós, terapeutas familiares, nascidos no tempo da família nuclear tradicional e formados no "setting" clássico da terapia familiar, onde também quase só apareciam famílias intactas?

Foi tudo isto que nos obrigou a (re)pensar e a investigar o acolhimento familiar, a adopção, as uniões de facto e a monoparentalidade. Por fim, num livro de mulheres, o actual papel da mulher na família não poderia deixar de ser equacionado.


ABANDONO E ADOPÇÃO

Autores: Eduardo Sá e Maria Clara Sottomayor

Edição: Livraria Almedina

Data de edição: Maio de 2008 (3.ª edição)

ISBN: 978-972-40-3444-7

"As crianças não nascem incompetentes para a compreensão da função dos pais. Na realidade, nunca os identificam pela consanguinidade mas pela constância da sua presença, a coerência dos seus gestos, e a bondade com que eles as acolhem e dialogam com as suas dificuldades."

"Uma criança sem pais dentro de si é como a noite à procura das estrelas."

"Mas, quem adopta quem? Ninguém adopta ninguém se a adopção se não der ao mesmo tempo e mutuamente."


SEM TI, EU NÃO EXISTO

Autora: Melissa Fay Greene

Género: Biográfico

Edição e comercialização: Estrela Polar

Data de edição / reimpressão: 2008

ISBN: 978-972-89-299

 "Neste poderoso e aclamadíssimo livro, a jornalista premiada Melissa Fay Greene conta a história de Haregewoin Teferra, uma mulher etíope de classe média que se vê no centro de uma crise de saúde global. Após a perda do seu marido e da sua filha, Teferra concorda relutantemente em aceitar dois dos milhares de órfãos da Sida de Adis-Abeba e, rapidamente, crianças de todas as idades começam a surgir à porta do seu recinto de paredes de chapa.

Sem Ti, Eu Não Existo é a história de como Teferra transformou a sua casa num orfanato e começou a facilitar adopções para lares de todo o mundo. No fundo, é um livro sobre filhos e pais, quem quer que sejam, independentemente da forma como se possam encontrar uns aos outros."


A VIDA DE UM PAI ADOTIVO - A ADOÇÃO DE UMA CRIANÇA PELO PONTO DE VISTA

Autor: Anderson Hernandes Batista

Edição: Anderson Hernandes Batista

Data de edição: 2008

"Sempre pensei em como poderia ajudar as pessoas a conhecerem melhor os desafios, a experiência e as alegrias de adotar uma criança através do ponto de vista daquele que lutou muito para alcançar esse objetivo.

Assim, este livro faz parte de um projeto pessoal, que visa informar e incentivar a adoção de crianças. Nele compartilho as alegrias e os desafios que tive nos últimos anos com a adoção de meus dois filhos. (...)

Para mim dizer que adotei meus filhos seria uma injustiça com eles por todasas alegrias que me dão, portanto costumo dizer que eu fui adotado como pai, por isso o título para esse livro.

Assim, espero que apreciem minha experiência e alegria, pois ela é apenas mais uma de milhares de pais, que um dia tiveram a oportunidade de serem adotados por seus filhos."


GUIA PRÁTICO - ADOPÇÃO (32 – V4.06)

Autor: Instituto da Segurança Social, I.P.

Edição: Instituto da Segurança Social, I.P.

Data de edição: Dezembro de 2010

Guia informativo disponibilizado pelo Instituto de Segurança Social sobre o processo de adopção nacional e internacional em Portugal.

ÍNDICE: A1 - O que é? / B1 - Posso aderir? Quais as condições gerais para receber este apoio? / C1 - Como posso aderir? Como devo proceder para receber este apoio? / C2 - Quando é que me dão uma resposta? / D1 - Por que razões termina? / E1 - Legislação aplicável / E2 - Glossário / F - Perguntas frequentes


MENINOS DO MUNDO - ADOPÇÃO INTERNACIONAL

Autor: Associação Meninos do Mundo

Edição: Chiado Editora

Data de edição: Novembro de 2010

ISBN: 978-989-697-031-4

 

"Amar um filho para lá da etnia, da cor, e das suas origens implica, muitas vezes, um explicar ao Mundo que as crianças têm direitos e que a luta por todas as crianças tem de ser uma constante para um Mundo mais belo.

Abrir a mente, abrir o coração e prosseguir o sonho é o caminho para o encontro de almas. (...)"

"(...) Este «Meninos do Mundo - Adopção Internacional» surge, pois, como um exemplo de excelência para a iluminação dos espíritos e para a promoção de práticas mais exigentes. Daqui, embora com toda a carga emocional de quem vive os problemas na sua verdade inteira, é possível retirar alguns sinais para uma melhor compreensão de um «Mundo» onde só a profunda autenticidade dos afectos é capaz de dar sentido à enorme resistência perante os obstáculos e a entropia dos sistemas tantas vezes insensíveis ao real significado das questões com que trabalham.

São depoimentos corajosos e cheios de força. São extraordinários testemunhos de vida. (...)"


ADOTE COM CARINHO - UM MANUAL SOBRE ASPECTOS ESSENCIAIS DA ADOÇÃO

Autora: Lidia Weber

Edição e comercialização: Juruá Editora

Data de edição: 2011

ISBN: 978-85-362-3366-6

"Lídia Weber (...) escreveu este livro (...) como um instrumento para ser utilizado por pessoas que têm um projeto de adoção, por pais e filhos de famílias por adoção, por profissionais de equipes técnicas de Juizados e por membros de Grupos de Apoio que realizam a preparação de adotantes, por estudantes e pesquisadores, e por todas as pessoas que têm o desejo de conhecer um pouco mais esse complexo e belo universo da adoção."

"(...) uma obra magnífica que mergulha no universo afetivo da adoção e suas infindáveis possibilidades amorosas. Todos que lidam com a infância, profissionalmente ou não, devem ler este livro e partilhar as experiências aqui esculpidas com a especial sensibilidade e apuro técnico que são peculiares a sua autora."


ADOÇÃO - O AMOR FAZ O MUNDO GIRAR MAIS RÁPIDO

Autoras: Hália Souza e Renata Casanova

Edição e comercialização: Juruá Editora

Data de edição: 2011

ISBN: 978-85-362-3112-9

"Novas Leis, novos tempos e nova realidade trazem uma nova visão do assunto em questão.

É um título que mostra que o amor realmente faz o mundo girar mais rápido, de forma mais dinâmica, mais verdadeira e consciente.

Quando a sociedade percebeu a causa que envolve a adoção, seja pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ou pelas novas Leis, entendeu que é necessário dar família para crianças institucionalizadas, o mundo começou a girar mais rápido."


SONHOS TRAZIDOS NO BICO DE UMA CEGONHA - FALANDO SOBRE ADOÇÃO EM PORTUGAL

Autoras: Catarina Ribeiro e Carlota Teixeira

Edição e comercialização: Torre de Gente, Diego Martinez Lora, Editor

Data de edição: 2012

ISBN: 978-972-96996-4-1

"«Sonhos trazidos no bico de uma cegonha - Falando sobre adoção em Portugal» surge daexperiência direta num Serviço de Adoções e da necesidade de dar resposta a inúmeras perguntas sobre o que é a adoção em Portugal, quais os tramites processuais e as dinâmicas internas que permitem "fazer nosso um filho dos outros...

(...)

O livro destina-se a todas as pessoas que pretendam compreender melhor a realidade da adoção, numa perspetiva «de dentro». O tema tem sido muito explorado e abordado pelos media mas pensamos que permanece (ainda) algum desconhecimento nesta matéria. Quisemos, pois, «desmistificar» algumas ideias que ainda subsistem na opinião pública e que se afastam, por vezes profundamente, da realidade. Mais especificamente, diríamos que o livro se dirige prioritariamente a candidatos à adoção, a famílias adotivas e a técnicos que desenvolvam a sua atividade profissional, de forma mais ou menos direta, em relação com a proteção de menores e a infância "de risco" (educadores, professores, psicólogos, assistentes sociais, juristas, magistrados, profissionais de saúde, ...).

(...)"

Bem Me Queres 2011 -2017 - Todos os direitos reservados   Elaborado por: FormaWeb